2594

Prefeitura Municipal de Murici

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Murici

Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

Fonte: Ascom Prefeitura de Murici
12/07/2023 às 12h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O prefeito de Murici, Olavo Neto, recebeu na manhã desta terça-feira (11) o governador Paulo Dantas e os ministros do Governo Federal Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e 

Desenvolvimento Regional) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) para vistoriar as áreas afetadas pela enchente que atingiu o município no último final de semana. A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú, com o objetivo de levantar um diagnóstico dos prejuízos e traçar um plano de apoio à reconstrução da cidade.

Em entrevista à imprensa, Olavo Neto destacou o trabalho que a Prefeitura vem fazendo frente à situação do município e falou da importância do apoio de outros poderes. “Estamos trabalhando duramente, todos os dias, para contornar a situação dos desabrigados, desalojados e da parte estruturante da cidade. Essa concentração de esforços entre Município, governo Estadual e Federal é muito importante para se criar mecanismos que, definitivamente, a nossa gente não possa mais passar por momentos como este”. A Prefeitura montou uma força-tarefa de limpeza para atuar nas ruas atingidas pela enchente, com recolhimento de restos de móveis, lixo e escombros de imóveis afetados. Caminhões-pipa completam o trabalho com lavagem das vias.

O governador Paulo Dantas afirmou que o foco é dar agilidade no auxílio às famílias que foram vítimas dos estragos. “O apoio conjunto do Governo Federal é essencial para atravessarmos esse momento. Com isso vamos ter melhores condições de encaminhar recursos para que tanto a Prefeitura de Murici como as dos outros municípios possam adquirir material de higiene, água potável, cestas básicas e outros suprimentos para dar assistência às famílias”, pontuou.

Evacuação e acolhimento 

Murici foi um dos municípios do Vale do Mundaú mais atingidos pela cheia e com o maior número de desabrigados. Ainda na noite da sexta-feira (07), quando as águas do Mundaú estavam em iminente transbordo, a Prefeitura iniciou um plano de evacuação disponibilizando pessoal e veículos para a retirada das famílias, móveis e outros pertences das áreas de risco, alocando-os em quatro escolas do município. Nesses locais, as famílias recebem colchões, travesseiros, três refeições diárias e assistência de saúde com médicos, profissionais de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas. As secretarias de Assistência Social e de Educação contabilizaram 777 pessoas abrigadas. 

 

O prefeito Olavo, o vice-prefeito Remi Filho, o deputado estadual Remi Calheiros e as demais autoridades também visitaram um desses abrigos, que fica na Escola Professor Aurino Maciel, no Conjunto Pedro Tenório Raposo, onde estão 80 famílias.


MDHC em Murici 

Na segunda-feira (10), representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) estiveram na cidade reunidos com a coordenação da Defesa Civil de Murici e secretários municipais. O objetivo do encontro foi levantar as demandas locais para, em um trabalho conjunto entre Ministério e Município, criar ações que possam minimizar os impactos causados pela enchente na população.