2594

Prefeitura Municipal de Murici

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Murici

Governo do Estado implanta Projeto Primeira Infância em Murici

Fonte: Agencia Alagoas
27/06/2016 às 22h34

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O município de Murici é o primeiro do Estado a contar com o Projeto Primeira Infância, que prevê cuidado integral para crianças de 0 a 6 anos, com a participação integrada das Secretarias de Estado da Saúde, Educação e Assistência Social. O lançamento da iniciativa inédita, idealizada pela primeira dama, Renata Calheiros, ocorreu nesta terça-feira (26), no auditório da Prefeitura de Murici, distante 51 km de Maceió.

Na ocasião, Renata Calheiros ressaltou a importância do projeto, lembrando que essa é considerada a fase mais importante do desenvolvimento humano. “O Projeto Primeira Infância será iniciado em Murici e servirá como laboratório para a expansão do programa por todo o Estado”, explicou a primeira dama e coordenadora da iniciativa.

Renata Calheiros ressaltou que a cidade de Murici foi selecionada como sede do projeto-piloto porque atendeu a critérios técnicos. Entre os principais está a cobertura de 100% do Programa Saúde da Família (PSF), além da existência de um Hospital Municipal e proximidade da capital.

Compromisso – A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, destacou o compromisso com projeto, que foi incluído no Plano Estadual de Saúde. “Estamos iniciando hoje uma missão que independe de políticas partidárias, garantindo sua continuidade e colocando o bem-estar da população em primeiro plano”, ressaltou a secretária.

A gestora lembrou que o Projeto Primeira Infância vai contar com uma série de ações e metas a serem cumpridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a exemplo da capacitação de 100% dos profissionais de saúde para atuação nessa faixa etária. Também está entre as metas do projeto, garantir a realização de sete consultas pré-natais durante a gestação, ampliar a oferta de leitos de UTI Neonatais e garantir a cobertura vacinal de 100% dos recém-nascidos.

Outro ponto de atuação importante é a criação de espaços lúdicos para crianças. Na área da saúde serão concretizados com a estruturação de espaços infantis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Serão estabelecidos os Cantinhos das Crianças nas UBSs, que vai tornar a ida ao posto de atendimento mais agradável e menos estressante para os pequenos e para os familiares”, explicou Rozangela Wyszomirska, que elogiou a iniciativa, lembrando que é a primeira vez que diferentes secretarias atuam unidas pelo bem das crianças alagoanas em Alagoas.

“Estamos habituados a realizar ações em nossas próprias áreas, porém, qualquer mudança perene na realidade da população passa pelo trabalho em equipe, unindo diferentes esferas da administração pública. Apenas com a força impulsionadora de profissionais da saúde, professores e assistentes pode-se construir uma nova Alagoas, com mais acesso à saúde e bem estar para todos”, observou Rozangela Wyszomirska.

Com Agencia Alagoas