2594

Prefeitura Municipal de Murici

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Murici

Murici vai receber projeto-piloto para beneficiar crianças de 0 a 6 anos

Fonte: Da Redação com Agencia Alagoas
06/04/2016 às 20h40

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, vem desenvolvendo um trabalho intersetorial entre as Secretarias de Estado da Saúde, Educação e Assistência Social, em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren). O propósito é ampliar e fortalecer ações para essa faixa etária, em situação de vulnerabilidade social. O projeto-piloto será implantado no município de Murici.

Durante a reunião, ocorrida nesta quarta-feira (6), com representantes do Cren e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, Renata Calheiros explicou que o projeto já está na fase de pesquisa e alguns profissionais do Centro já foram a Murici avaliar as famílias e a situação nutricional da primeira infância – 0 a 6 anos - do município.

“De acordo com a pesquisa apresentada pelos técnicos do Cren, cerca de 50% das crianças menores de 2 anos apresentam algum grau de desnutrição. Já entre 2 e 6 anos, a prevalência da desnutrição é de 32,07%, o que faz de Murici um local ideal para iniciarmos o projeto, que servirá de exemplo para a implantação em, pelo menos, mais nove municípios de diferentes regiões do Estado”, disse Renata Calheiros.

A viabilidade do projeto é possível por meio da parceria do Cren com a Sesau. “Já definimos as atribuições de cada parte. O Cren vai selecionar e treinar os profissionais que irão atuar no projeto. Vamos ceder todo o conhecimento e expertise que temos com crianças de 0 a 6 anos. Porque, o que a primeira-dama e nós queremos é traçar um grande e eficiente plano para a primeira infância. E só vamos conseguir esse feito quando trabalharmos de forma integrada”, ressaltou a nutricionista e presidente do Cren, Telma Toledo.

Outra ação gerenciada por Renata Calheiros e sua equipe é a ampliação do Cren para uma área de grande vulnerabilidade social na capital alagoana. “Estamos viabilizando a ampliação do Cren para o bairro do Vergel, que possui, aproximadamente, 21 mil pessoas, vivendo em situação de vulnerabilidade social. O terreno já foi escolhido, arquitetos da Secretaria de Infraestrutura já foram ao local e o processo está seguindo a tramitação. É um grande interesse do governador investir naquela região, tão necessitada”, finaliza a primeira-dama.

Com Agencia Alagoas