2594

Prefeitura Municipal de Murici

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Murici

Murici recebe a melhor avaliação do ano no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de Alagoas

Fonte: ASCOM
23/10/2017 às 15h11

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Murici foi a única de Alagoas a receber a avaliação B+ (Muito Efetiva), no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2017, que foi divulgado na última semana, no site do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O índice foi adotado pelo TCE/AL em 2016 e estabelece às prefeituras a obrigatoriedade do preenchimento de formulários eletrônicos para diagnóstico nas áreas da saúde, educação, planejamento, meio ambiente, gestão fiscal, cidades protegidas e governança em tecnologia. A avaliação se dá por notas de A - C, sendo A (Altamente Efetiva), B+ (Muito Efetiva), B (Efetiva), C+ (Em Fase de Adequação) e C (Baixo Nível de Adequação).

Dos 100 municípios alagoanos que enviaram os dados para a plataforma, Murici ficou à frente da capital Maceió, que recebeu C+, e de municípios como União dos Palmares (C+) e Arapiraca (B).

SOBRE O IEGM

O IEGM foi disponibilizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que surgiu em 2014, no TCE de São Paulo, e adotado por todos os TCEs do Brasil com o objetivo de diagnosticar, em caráter geral, a gestão dos municípios de todo o país.

Cada prefeitura que aderir ao IEGM deve responder e enviar - via sistema - os questionários sobre as áreas avaliadas pelo índice todos os anos. Trata-se de uma ferramenta de extrema importância que serve para análise de contas públicas e planejamento para aplicação de recursos, além do incentivo à construção de uma gestão eficiente e eficaz.

Para ver a classificação completa dos municípios por regiões e estados, basta acessar: www.irbcontas.org.br e clicar na aba do IEGM.