2594

Prefeitura Municipal de Murici

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Murici

Murici será o primeiro município de Alagoas a realizar o mutirão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Fonte: ASCOM
20/03/2018 às 11h19

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Murici, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai realizar no próximo dia 20 de abril o primeiro mutirão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do município. O evento social terá a participação conjunta das secretarias municipais e estaduais de Educação e Saúde e da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Durante a ação, serão ofertados diversos serviços como: inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) para os beneficiários, avaliações clínicas, serviços de saúde ( aferição de pressão arterial, testes de glicemia e testes rápidos), além de emissão de documentos de RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Soraya Aragão Calheiros, o mutirão será de extrema importância para Murici, que é o piloto do Programa da Primeira Infância no Estado e agora também o primeiro a receber o mutirão do BPC. “O objetivo desta ação é a ampliação e a cobertura do município para promover o acesso de pessoas com deficiência e idosos ao direito de proteção social e de renda, bem como o aumento da circulação de recursos na economia local”, afirma Soraya.

O mutirão faz parte das ações voltadas à expansão do Programa Primeira Infância no Estado. Murici foi o primeiro município de Alagoas a implementar o projeto, que prevê cuidado integral para crianças de 0 a 6 anos, com a participação integrada das Secretarias estaduais e municipais da Saúde, Educação e Assistência Social.

SOBRE O BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e prevê o repasse de um salário mínimo para os beneficiários (idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitadas de independência, em qualquer faixa etária). Nos dois casos é necessário estar inscrito no CadÚnico e apresentar renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

Para qualquer informação sobre o BPC e o mutirão, o cidadão pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Murici, que fica na Rua Militão Vieira Sapucaia (antiga Rua 5 de Julho), próximo ao Posto Central, e esclarecer dúvidas e critérios sobre o benefício, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.